Pular para o conteúdo principal

Um complexo trabalho orgânico de elementos. Capítulo 2: A comparação


Não há segredo. Existem poucos caminhos a serem seguidos e o seu vizinho sempre escolhe um melhor que você.

Então nós estamos nos tornando especialistas no vazio. O que sabemos no final? Compare-se com o melhor do mundo e certamente será o pior. Compare com o segundo e você não mudará sua posição enquanto não resolver estender sua perna.

Vejamos, o cidadão estudou comigo, nunca foi nada além do que todos eram. Entretanto, passa pouco tempo e então tudo está mudado. Ele tem carro, moto, um excelente emprego e eu estou igual. Estou terminando a faculdade mas se eu mentir que estou no ensino médio, não muda nada.

Isso não é inveja, é a comparação da necessidade. Eu preciso saber como meus amigos estão para compreender o grau de sucesso da minha vida. No caso, eu não tenho sucesso. E mesmo que tente arrumar desculpas sobre como todos conseguiram coisas e dinheiro além do que eu vou ter em dez anos, certamente a culpa sempre será minha.

O mal da preguiça e a falta de comprometimento reforça o fracasso.

Então, no final eu penso em começar a estudar, ler um livro e tentar escrever algo além. Todos os projetos parecem fáceis de remover do papel e executa-los. Mentira minha. Me enganei.

Porque ainda continuo simplesmente falando dos erros e observando as oportunidades desaparecerem?

Eu continuo a lembrar das viagens que volto de madrugada. A escuridão da estrada e no horizonte um risco de luz corta o céu. O sol nascendo, a coloração variando e iluminando as curvas. Eu estava lá ontem e agora estou aqui. É um tipo de choque existencial. E eu pensei exatamente isso quando estava lá.

Mas isso não faz diferença. Eu continuo a observar como os outros caminham e como quero encurtar os passos, os atalhos e o que for para chegar mais rápido. Entretanto não compreendo os reais motivos para não conseguir me sentir feliz em aprender lentamente.

Interessante como o tempo passa e as nossas canetas nunca param de funcionar. Uma pena esquecermos de como é bom escrever.



Capítulo 1

Comentários

  1. Olá Rodrigo! Tudo bem?

    Precisamos nos libertar dessa comparação que é reforçada pelas redes sociais. Creio que a chave da realização (palavra melhor que "sucesso") é o autoconhecimento. Quanto mais reconhecemos nossas fraquezas e potências, mais aprendemos a lidar com as expectativas. Vou visitar mais o seu blog gostei!

    André Sarti
    http://andresarti.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar André. Você tem razão. Esse é um outro ponto que eu também encaro como problema, uma vez que quero ser várias coisas por nem me conhecer. Quando acho que encontrei a chave, eu descubro as outras e nunca consigo seguir algo concreto, mas faz parte. Abraços e obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LÁGRIMAS

Eu não entendo se chorar faz bem ou mal. Tecnicamente, ficamos desidratados, não é? Bem, a questão nem é o choro, mas é interessante algo que acontece quando eu dou muita risada: tenho vontade de chorar. As vezes até escapa, algumas lágrimas saem e outras chegam as bordas dos meus olhos. Não sei dizer o motivo, mas acontece. E você? Chora sempre? O que pode me dizer sobre esse maravilhoso fenômeno que muitas vezes é inexplicável? Quando posso, deixo acontecer. Sozinho, eu fico imaginando o que me aflige dessa forma estranha, mas nada vem à minha mente. Parece mentira ou obra do universo conspirando contra meu ser. Mas essas lágrias não caminham sem justificativa, né? Uma vez conheci um humano por acaso. Este tinha alguns interesses totalmente diferentes dos meus e não se dava ao luxo de demonstrar o que lhe agradava. Enfim, eu fazia meus esforços em relação a comédia e besteiras do cotidiano em busca de uma aproximação com o

Olhando para o nada e fingindo que entendo.

Você pode ouvir esse texto narrado aqui --- Escrevo e apago. Suspiro. Coloco as mãos no rosto, olho por entre os dedos achando que acordei com 9 anos. Escrevo 44 linhas e apago. Eu estou me matando. Uma dor a cada batimento cardíaco.  Minha mente me confunde, eu tento quebra-la em pedaços para entende-la mas eu falho sempre. Onde está aquele jovem tão feliz? Onde está aquela pessoa com amigos e amor pela vida? Realmente me perdi a anos, me perdi tão longe que não da pra saber onde e como foi. Repito erros, repito medos, repito fracassos e não consigo tirar o pé desse buraco. Então eu retorno para esse lugar que criei na minha mente, para escapar da realidade. Reduzindo as expectativas a cada dia. Agora tenho certeza que boa parte da minha vida é um lugar escuro, frio e chuvoso. Gradualmente eu vou esvaziando.  O tempo é meu aliado, mas insisto em virar a

Observatório Octogonal

Eis o fim do ciclo. Eis o início de outro. Para a roda, é só mais uma volta comum. Mas nossas marcações nos fazem segurar os momentos até poder soltar novamente. As vezes nos agarramos até sangrar, nos obrigando a abandonar a condução da intenção. Mas as vezes, caminhamos de bom grado ao lado das memórias e nos despedimos com delicadeza. E não por coincidência, é assim que eu digo adeus. Tudo que está escrito aqui abaixo, são fragmentos de textos do último ano. Então, para que eu me sinta concluido, mesmo com ideias inacabadas, irei revelar o que me rodeou até chegar aqui. --- "A morte da sombra" Chegou a minha vez. Estou escrevendo como um ancião e, ao mesmo tempo, cru. Eu me quebrei. Caminhei cegamente pelo mesmo chão a 10 anos. Evitei escadas, cordas, rampas, placas e qualquer outra coisa que pudesse me direcionar a um lugar além. O espaço foi diminuindo, os passos ficaram curtos, as voltas substituídas por retas. Uma consequência das vendas que coloquei, uma por cima da o